3,5 ⭐️
myleninhap
11-12-2024
o nosso mais novo dom casmurro: leia e passe o resto da vida na dúvida, ponderando no que acreditar.
esse livro é muito bom. muito bem escrito e até que bem construído. diminuí algumas estrelas por causa de algumas partes das quais não gostei, partes finais. também não acho que me conectei com esse livro a ponto de dar à ele 4 ou mais estrelas. por isso, acho que 3,5 é bem sólido. o romance entre os personagens foi bem construído, quanto à isso não tenho o que reclamar, e os personagens em si também foram bem desenvolvidos ao longo da trama.
gosto do fato de eu ter sido levada a criar outras teorias, de não ter sido tão óbvio desde o começo.
é um livro extremamente pesado!
e outro ponto que me fez diminuir algumas boas estrelas é que tem muita cena explícita. entendo que isso faz parte da construção da história, mas saturou legal!! acho que daria pra ter maneirado a mão.
no mais, é um bom livro.
[alerta de spoiler]: gostaria de deixar registrado também que acredito no manuscrito em sua forma crua! pra mim, aquela carta era uma tentativa dela de sair impune. e penso assim porque se ela realmente escreveu o manuscrito como um exercício de escrita e iria publicá-lo para ajudar outros escritores, ela deveria, TINHA QUE ter colocado um disclaimer logo no início. era obrigatório estar escrito que aquela era uma autobiografia "falsa", com o mero intuito de aprimorar a escrita dela. tipo assim, mona pra quê ficar escondendo tudo e morrendo de medo a vida toda sendo que você poderia simplesmente ter escrito no começo do livro em letras garrafais que aquilo era um exercício sugerido pela amanda (ainda tinha testemunha, por deus!!!)? — era só ter escrito a explicação que escreveu na carta, no próprio manuscrito. e partindo do pressuposto (que o livro deu a entender) que ela finalizou o manuscrito, não havia um disclaimer lá. muito pelo contrário, havia uma confirmação de que aquela era a autobiografia dela. isso me pegou. também acho que ela deveria ter contado ao jeremy antes de sequer começar, justamente para evitar esse tipo de coisa.
por outro lado, eu sempre me questionei porque uma pessoa que realmente FEZ tudo aquilo iria querer escrever sobre. tipo assim, é só uma forma de se incriminar, mostrar pro mundo o monstro que você é e correr riscos. se for parar pra pensar bem, não faz o menor sentido.
mas ainda acredito que a carta era um truque.
e que ela era uma psicopata.
(ou não... meu deus minha cabeça vai explodir).